quarta-feira, maio 29, 2013

SOPAS




Sopa de mandioca com carne

1 quilo de miolo de acém em pedaços médios
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pimenta dedo-de-moça picada
2 colheres de (sopa) de margarina
3 dentes de alho amassados
2 quilos de mandioca em pedaços
2 cebolas picadas
2 tomates maduros
2 folhas de louro


Temperar a carne com o sal, as pimentas e o louro. Numa panela funda, esquentar a margarina e dourar muito bem a cebola e o alho. Refogar a carne. Cobrir a carne com água, adicionar os tomates cortados em quartos e deixar cozinhar até a carne ficar macia, acrescentando mais água de vez em quando para que o caldo fique grosso e suculento. Estará pronto quando a carne estiver desmanchando. Retirar do fogo e da panela. Quando a carne estiver morna, cortar em pedaços pequenos. Coar o caldo. Colocar os pedaços de carne de volta no caldo e retorne à panela. Reservar. Lavar e cortar a mandioca, tendo o cuidado de retirar todos os fios centrais. Colocar no fogo uma panela funda com água e acrescentar a mandioca, que deve ficar coberta pela água. Depois de cozida, esperar esfriar um pouco e bater a mandioca no liquidificador com a água em que cozinhou. Despejar o creme na panela de carne. Misturar bem e deixar ferver. Desligar e deixar repousar por meia hora para tomar gosto. Esquentar na hora de servir.

Creme de lentilha com mandioquinha

500 garamas de lentilhas ja preparadas
3 mandioquinhas médias descascadas
2 colheres de (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena ralada
salsinha picada
sal


Coloque as mandioquinhas em uma panela, cubra com água e cozinhe por 12 minutos, ou até ficarem macias. Retire, escorra a água e passe-as, ainda quente, pelo espremedor. Transfira o purê para o liquidificador, junte a lentilha com o líquido e 1 xícara de (chá) de água e bata por 1 minuto, ou até formar um creme homogêneo. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho. Despeje o creme de lentilha, junte o sal e cozinhe por 3 minutos. Retire, distribua nos pratos, salpique com salsinha e sirva.


Sopa de legumes com manjericão


Sopa:
1abobrinhas pequenas, descascadas e cortadas em rodelas de 1cm
2 tomates sem peles e sem sementes, cortados em quadrados
1batata grandes, descascadas e cortadas em cubos de 1cm
100 gramas de espaguete bem fininho, tipo "cabelo de anjo"
1 colher de (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino branca, moída, à gosto
2 colheres de (sopa) de purê de tomate
1 cebola grande, cortada em rodelas
125 gramas de ervilhas frescas
250 gramas de feijão branco

Pasta de manjericão:
25 folhas de manjericão
100 gramas de queijo tipo parmesão ralado
¾ xícara de (chá) de azeite de oliva
2 dentes de alho



Sopa:
Na véspera, coloque o feijão branco de molho. No dia da preparação, comece a cozinhar o feijão branco em mais ou menos 2 e ½ litros de água. Depois de 1 e ½ hora de fogo brando, junte as abobrinhas, a cebola, os tomates e as batatas. Deixe por mais ½ hora no fogo. Junte, então as ervilhas frescas, o espaguete, o parmesão e o purê de tomate. Salgue e apimente à gosto, mas atenção para não exagerar no sal, porque o parmesão já é salgado.

Pasta de manjericão:
Enquanto a sopa estiver cozinhando, prepare a pasta de manjericão, amassando em um pilão o alho, o manjericão e o parmesão. Depois, vá colocando o azeite de oliva até formar uma pasta. Quando a sopa estiver pronta, retire do fogo e junte essa pasta. Sirva com muito pão italiano ao lado.


Sopa cremosa de queijo

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de amido de milho
4 gemas peneiradas
½ litro de leite


Bater tudo no liquidificador. Depois leve ao fogo até engrossar. 
Sirva com  torradinhas.


Sopa creme de batata e queijo

600 gramas de batatas
1 prato (sobremesa) de queijo coalho em cubos
3 colhres de (sopa) de extrato de tomate
Sal, pimenta do reino a gosto
1 colher de (sopa) de manteiga
½ molho de coentro ou salsinha
½ caixinha de creme de leite
3 tomates grandes sem pele
1 pimentão pequeno picado
2 cebolas médias picadas
1 dente de alho amassado
3 folhas de cebolinha
½ litro de leite


Descasque as batatas, corte-as e coloque para cozinhar em água e sal. Reserve-as juntamente com a água do cozimento. À parte, refogue na manteiga a cebola cortada em cubos, o alho, os tomates, e o pimentão. Acrescente o extrato de tomate, a pimenta-do-reino, a cebolinha, metade do coentro ou salsinha, e o sal a gosto. Junte o leite, aguarde levantar fervura e desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco, para colocar no liquidificador. Bata as batatas cozidas, que ainda estarão mornas e os temperos, até obter uma mistura homogênea. Use a água do cozimento das batatas para dar o ponto do creme. Com o creme quente, na hora de servir, coloque os cubinhos do queijo coalho e o coentro picadinho restante. Por último regue com creme de leite. Sirva com torradas.


Consomê de tomate com manjericão

2 tomates médios maduros cortados em 4
1 colher de (sopa) de manjericão
2 colhres de (sopa) de iogurte natural desnatado
meio tablete de caldo de carne concentrado
2 xícaras de (chá) de água
1 pitada de  salsinha


Em uma panela, junte os tomates e a água. Aqueça ao ponto de fervura e cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos. Deixe esfriar um pouco. Passe pelo liquidificador e depois pela peneira. Leve novamente ao fogo, adicionando o caldo de carne e o manjericão. Deixe ferver por uns 2 minutos. Coloque em pratos de sopa. Polvilhe com a salsinha e enfeite cada prato com meia colher de (sopa) de iogurte natural desnatado.


Consomê de vegetais

3 colheres de (sopa) de aveia em flocos
1 colher de (sobremesa) de missô
½ litro de água
1 talo de salsão
1 cenoura
½ chuchu
½ abobrinha


Ferva a água, coloque os vegetais para cozinhar por 10 minutos com o missô. Acrescente a aveia, tampe e deixe descansar por 2 minutos. Passe a mistura no liquidificador e sirva em seguida.


Sopa de atum

1 lata de atum light
1/3 xícara de massinha para sopa (macarrão pequenininho)
1 maço de coentro picadinho (o talo também)
½ xícara de cebola picadinha
1/3 xícara de pimentão picadinho
1 tablete de caldo de camarão
1 tablete de caldo de alho
1 colher de (chá) de coloral
¼ xícara de azeite
5 batatas pequenas
Sal a gosto


Refogar a cebola, o pimentão e o coloral no azeite. Separar o caldo da lata do atum (tirado em peneira) e deixar reservado. Refogar o atum e colocar o tablete de camarão e o de alho. Acrescentar o caldo do atum que estava reservada, água suficiente para a sopa e a batata. Acertar o sal com o aji-sal. Quando estiver fervendo, colocar a massinha e o coentro.


Nenhum comentário: